Sistema de Avaliação da Educação Fundamental: Indicadores do 1º e 2º anos

Autores/as

  • Cleide Carneiro Universidade Estadual do Ceará
  • Emanoel Márcio da Silva Rodrigues Universidade Estadual do Ceará
  • Rafael Menezes de Sousa Faculdade Educacional da Lapa
  • Maria Diana Bruno dos Santos Atenas College University
  • Suely de Oliveira Pereira Brito Atenas College University
  • Francisca Yara de Oliveira Mota Atenas College University

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v9i3.6099

Palabras clave:

Programa em rede, Sistema de avaliação, Ensino Fundamental, Gestão de qualidade.

Resumen

A qualidade do ensino é um dos primeiros questionamentos que devemos fazer ao analisar uma proposta de um sistema que armazena informações acerca dos resultados de cada ano letivo sobre a evolução dos alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Diante do exposto, objetivou-se com este estudo descrever o Sistema de Avaliação do Ensino Fundamental (SAEF) e sua contribuição para o debate entre gestores e professores acerca do processo de alfabetização. O período da investigação aconteceu entre os meses de outubro e novembro de 2018, os dados coletados referente ao SAEF encontram-se contidos no site da Secretaria de Educação de Fortaleza, fazendo uso de uma pesquisa do tipo documental com abordagem qualitativa para referenciar os achados durante a realização da produção científica. Diante dos resultados obtidos, foi observado que além de construir um caminho sobre a avaliação da aprendizagem é possível descrever também como as intervenções pedagógicas traçadas ao longo de cada período letivo auxilia no processo de tomada de decisão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cleide Carneiro, Universidade Estadual do Ceará

Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Pesquisadora/Professora adjunto na Universidade Estadual do Ceará (UECE)/Coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (CMEPES) Av. Dr. Silas Munguba, 1700, Campos do Itaperi – Fortaleza–CE – Brasil.

Emanoel Márcio da Silva Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará

Pedagogo e Enfermeiro. Mestrando Ensino na Saúde, Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Rafael Menezes de Sousa, Faculdade Educacional da Lapa

Pedagogo. Especialista em Gestão Escolar, Faculdade Educacional da Lapa (FAEL).

Maria Diana Bruno dos Santos, Atenas College University

Pedagoga. Mestranda em Ciências da Educação, Atenas College University.

Suely de Oliveira Pereira Brito, Atenas College University

Pedagoga. Mestranda em Ciências da Educação, Atenas College University.

Francisca Yara de Oliveira Mota, Atenas College University

Pedagoga. Mestranda em Ciências da Educação, Atenas College University.

Citas

BONAMINO, A. M. C.; SOUZA, S. Z. L. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 38, p. 373-388, 2012.

FREITAS, L. C. SORDI, M. R. L.; MALAVASI, M. M. S.; FREITAS, H. C. L. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. (Coleção Fronteiras Educacionais).

HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola a universidade. – Porto Alegre: Mediação. 2009. (ed. Atual. Ortog.)

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições / 19. ed. – São Paulo: Cortez, 2008.

GONÇALVES, H. A. Manual de metodologia da pesquisa científica / São Paulo: Avercamp, 2005.

FORTALEZA. Secretaria Municipal da Educação. Manual do Sistema de Acompanhamento ao Ensino Fundamental e EJA (SAEF) / Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza. – Fortaleza: Prefeitura Municipal de Fortaleza, 2018.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita / trad. Diana Myriam Lichtenstein, Liana Di Marco e Mário Corso. – Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

SILVA, I. F. O sistema nacional de avaliação: características, dispositivos legais e resultados. Estudos em Avaliação Educacional (Impresso), v. 21, p. 427-448, 2010.

Publicado

2019-09-13

Cómo citar

Carneiro, C., Rodrigues, E. M. da S., Sousa, R. M. de, Santos, M. D. B. dos, Brito, S. de O. P., & Mota, F. Y. de O. (2019). Sistema de Avaliação da Educação Fundamental: Indicadores do 1º e 2º anos. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 9(3), 44–49. https://doi.org/10.18378/rebes.v9i3.6099

Número

Sección

ARTÍCULOS