Elaboração e qualidade de geleia e compota de abacaxi “pérola"

Authors

  • Emmanuel Moreira Pereira UFCG
  • Manoel Tolentino Leite Filho UFCG
  • Yvana Maria Gomes dos Santos
  • Bárbara Bruna Maniçoba Pereira Universidade Federal de Campina Grande
  • Paticio Borges Maracajá

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v10i1.3440

Keywords:

Compota, geleia, abacaxi, qualidade

Abstract

O abacaxi é uma fruta largamente consumida no país sendo na forma processada ou in natura. Objetivou-se neste trabalho elaborar uma formulação de geleia e compota de abacaxi tipo “pérola” e sua composição físico-química. Objetivou-se elaborar geleia e compota de abacaxi “perola” e a sua composição físico-química. O experimento foi conduzido no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Frutohortícolas – PDFRUTHO, Campus Bananeiras – Bananeiras/PB, pertencente à Universidade Federal da Paraíba. As etapas utilizadas na elaboração da compota foram: seleção, lavagem e sanitização, extração da polpa, formulação, concentração, envase, resfriamento e rotulagem. Para os parâmetros químicos avaliados foram pH, vitamina C, sólidos solúveis (SS),  acidez titulável (AT) e a condutividade elétrica. A geleia obtida apresentou valor de pH3,94, o teor de acidez titulável  foi de 0,24 ( em ácido cítrico) de sólidos solúveis totais (SS) de 37,94°Brix, de vitamina C de 1,84 mg/100 g e condutividade elétrica de 79,86uS. Os SS encontrados nas formulações encontram-se dentro dos padrões recomendados para geleias. A compota obtida apresentou valor de pH de 3,36, a AT foi de 0,4, SS de 32°Brix, de vitamina C de 3,36 mg/100 g e CE de 718 uS. Os SS encontrados nas formulações estão dentro dos padrões recomendados para doces em calda.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Bárbara Bruna Maniçoba Pereira, Universidade Federal de Campina Grande

Bióloga Licenciada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Mestranda em Sistema Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Published

08-06-2015

How to Cite

PEREIRA, E. M.; LEITE FILHO, M. T.; SANTOS, Y. M. G. dos; PEREIRA, B. B. M.; MARACAJÁ, P. B. Elaboração e qualidade de geleia e compota de abacaxi “pérola". Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 149–153, 2015. DOI: 10.18378/rvads.v10i1.3440. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3440. Acesso em: 20 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>