Pedagogical artistic installation “PANC - Agri-Food Diversity” as an instrument for building knowledge about non-conventional food plants

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v16i2.8478

Keywords:

Rural extension, Agroecology, Healthy Eating, Environmental Education, Nutrition and Health

Abstract

Non-Conventional Food Plants (PANC), rich in nutrients and easy cultivation, have potential to improve population nutrition; however it is neglected and might necessary to promote its rescue and dissemination. In this context, the Fair with Science Project: Production, Consumption and Commercialization of Popular Tradition Food and Products was created and the Pedagogical Artistic Installation (IAP) was used, a group dynamic where elements representative of a certain theme are used to stimulate reflection and debate. In this work, the objective was to report and analyze the IAP called PANC - Agro-food Biodiversity as an instrument for building knowledge about PANC. Observations made by the organizers based on a script, later systematization and discourse analysis. The IAP was held at the Exchange of Knowledge event in Federal University of Viçosa and in schools Viçosa, Araponga and Ervália, Minas Gerais state, involving mainly family farmers and students. They were exposed as elements: cards, pots, seeds, seedlings, plants and publications about PANC and agroecology and information was shared based on the scientific knowledge and experiences of the participants. There was an engaging debate, with strong criticisms of the current agri-food system, highlighting the important role of PANC on the change their. Most participants showed a willingness to consume, produce and disseminate PANC. In conclusion, the Pedagogical Artistic Installation is an effective instrument in building the knowledge of PANC and its dissemination.

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Author Biographies

Maria Regina de Miranda Souza, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, Viçosa

Pesquisadora da EPAMIG - Empresa de Pesquisa Agroepecuária de Minas Gerais - Unidade Sudeste - Viçosa - MG. Doutorado em Fitotecnia e mestrado em Extensâo Rural. Atua no Programa Flores Hortaliças e Plantas Medicinais e no Programa de Agroecologia da EPAMIG tendo como principal linha de Pesquisa Hortaliças PANC - Plantas Alimentícias Não Convencionais, com ênfase no ora-pro-nobis - Pereskia aculeata - e Desenvolvimento Local, onde tem vasta experiência.

Rafael Gustavo Faria Pereira, Centro de Tecnologia Alternativa da Zona da Mata, Viçosa

Engenheiro agrônomo e mestre em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2013, 2016), com experiência profissional em assessoria à execução do PNAE pelo CECANE UFG. Estagiário, Bolsista de Iniciação Científica e Bolsista de Apoio Técnico na EPAMIG na área de hortaliças não convencionais Projeto “Feira com Ciência: Produção, Consumo e Comercialização de alimentos e produtos da tradição popular”. Atualmente atua como assessor técnico em sociodiversidade no Centro de Tecnologia Alternativa da Zona da Mata.

Claudia Lucia de Oliveira Pinto, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, Viçosa

Tecnóloga em Laticínios, Farmacêutica, pesquisadora DSc e em Microbiologia de Alimentos. Experiência em Pesquisa e extensão na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerias – EPAMIG (1986 - Maio/2020). Membro da equipe do Projeto FEIRA COM CIÊNCIA entre outros projetos de pesquisa e extensão relacionados com Boas Práticas de Produção e Processamento de Alimentos. 

 

 

 

Sergio Mauricio Lopes Donzeles, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, Viçosa

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1979), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1982) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Atualmente é pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Pré-processamento de Produtos Agrícolas – Membro da equipe do Projeto Feira Com Ciência.

 

Maira Christina Marques Fonseca, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, Viçosa

Graduada em Engenharia Agronômica (1997) com Mestrado e Doutorado em Produção Vegetal (Plantas Medicinais, Aromáticas, Condimentares e Homeopatia / 2001 e 2005) pela Universidade Federal de Viçosa, e Pós doutorado pela Universidade do Minho, Portugal (2017/2018). É pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG). Co-orientadora nos cursos de pós-graduação em Fitotecnia e Engenharia Agrícola (UFV).  Membro da Comissão de Produção Orgânica de Minas Gerais e da Câmara Técnica Setorial de Olericultura (MAPA). Membro do Projeto Feira Com Ciência – Produção Consumo e Comercialização de Alimentos e Produtos da Tradição Popular.

 

Ivan de Paiva Barbosa, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa

  Doutorando em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa - UFV, bolsista do CNPq. Mestre em genética e Melhoramento de Plantas (2018) e Engenheiro Agrônomo (2016) pela UFV. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em manejo e tratos culturais de café, hortaliças, plantas medicinais, adubação e cultivo orgânico, cultivo hidropônico, estabilização de resíduos orgânicos. Atuou como bolsista no cultivo e produção de hortaliças não convencionais (2014-2016) e no Projeto Feira Com Ciência.

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Instalação artístico pedagógica como instrumento de construção do conhecimento sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC)

Published

01-04-2021

How to Cite

SOUZA, M. R. de M.; PEREIRA, R. G. F.; PINTO, C. L. de O.; DONZELES, S. M. L.; FONSECA, M. C. M.; BARBOSA, I. de P.; OLIVEIRA, J. A. F. de . Pedagogical artistic installation “PANC - Agri-Food Diversity” as an instrument for building knowledge about non-conventional food plants . Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 189–198, 2021. DOI: 10.18378/rvads.v16i2.8478. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/8478. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

INTERDISCIPLINARY