Letramento: uso da tipologia textual narrativa no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio
Resumo
– O objetivo da presente pesquisa foi avaliar a influência de estratégias na aprendizagem e no progresso da escrita e compreensão na produção textual realizada nas aulas de Língua Portuguesa com o primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Profissional Padre João Bosco de Lima em Mauriti no Ceará. O número de alunos do primeiro ano de ensino médio na escola pesquisada foi 125. Foram analisados 250 textos utilizando dois gêneros textuais narrativos, sendo 125 relatos e 125 crônicas. Através desses gêneros foram feitas observações sobre a coesão e a coerência no processo de escrita dos discentes. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, onde os alunos participaram da prática escrita a partir das narrativas realizadas em sala de aula. Na análise de dados, detectou-se inúmeras dificuldades dos alunos no processo de escrita, ou seja, não utilizam os conectores adequados para tornar o texto coeso e muitas vezes também mudam o foco da produção, deixando assim o texto sem coerência. Percebeu-se que os discentes desconhecem alguns elementos da modalidade escrita. Delineiam-se como objetivos específicos: o despertar no aluno a importância da escrita como indispensável para o desenvolvimento cognitivo, intelectual e social; desenvolver o gosto pela escrita através de gêneros textuais do cotidiano dos alunos; trabalhar de maneira estratégica, prazerosa e continua a escrita. O estudo dos gêneros textuais de maneira contextualizada com a vivência dos adolescentes é um meio pedagógico que pode ser aplicado para o enriquecimento da escrita e também da leitura.