O papel coadjuvante das catequinas do chá verde (Camellia sinensis) na redução da adiposidade

Authors

  • Mirza de Souza Conceição Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA.
  • Célia Cristina Diogo Ferreira UFRJ
  • Kamila de Oliveira do Nascimento UFRRJ http://orcid.org/0000-0001-8360-4827

Keywords:

Compostos bioativos, Obesidade, Termogênese.

Abstract

O chá é uma das bebidas mais consumidas no mundo, vem sendo utilizado pela população como coadjuvante no tratamento da redução de peso, uma vez que aumenta a termogênese e em muitos casos promove a saciedade. O objetivo deste trabalho foi mostrar como as catequinas do chá verde auxiliam no tratamento da obesidade. Foram realizadas buscas por artigos científicos nas bases de dados Science Direct, Google Acadêmico, Scielo, BVS, Medline e Wilson. Os artigos escolhidos foram publicados no período de 2000 a 2014. Observa-se que o tratamento da obesidade envolve necessariamente a reeducação alimentar, o aumento da atividade física e eventualmente, o uso de algumas medicações auxiliares. Outra alternativa, é o uso de fitoterápicos como por exemplo o chá verde. Estudos têm mostrado que este chá, que é obtido pela infusão da erva Camellia sinensis é rico em catequinas, responsáveis na redução de peso, pois promovem a termogênese e aumentam a saciedade. A epigalocatequina (EGCG), é a catequina mais abundante e mais forte do chá verde. É importante ressaltar que o chá usado de maneira inadequada pode causar hepatotoxicidade. O uso do chá associado a um plano alimentar equilibrado pode trazer benefícios à saúde além da perda de peso. Porém os estudos ainda não são conclusivos, sendo necessários mais estudos para que possa confirmar a eficácia do chá verde na obesidade e a quantidade a ser utilizada. Entretanto, a reeducação alimentar, exercício físico continuam sendo os fatores mais importantes no tratamento da obesidade, Onde o consumo de chá verde deve está associado a uma alimentação saudável.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mirza de Souza Conceição, Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA.

Nutricionista, formada pelo Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA. 

Célia Cristina Diogo Ferreira, UFRJ

Professora Assistente da Universidade Federal do Rio de Janeiro campus Macaé. Doutoranda em Saúde Pública e Meio Ambiente - Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ.

 

Kamila de Oliveira do Nascimento, UFRRJ

Nutricionista, M.Sc., Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos –PPGCTA; Departamento de Tecnologia de Alimentos, Rio de Janeiro, Brasil. 

Published

28-03-2015

How to Cite

CONCEIÇÃO, M. de S.; FERREIRA, C. C. D.; NASCIMENTO, K. de O. do. O papel coadjuvante das catequinas do chá verde (Camellia sinensis) na redução da adiposidade. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 5, p. 47–54, 2015. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2973. Acesso em: 25 apr. 2024.

Most read articles by the same author(s)