Currículo escolar e formação de professores: o impacto das teorias pedagógicas na prática docente

Autores

  • Sunamí Graças de Farias Correia Ivy Enber Christian University Comparo Beach, Flórida EUA
  • Patricia Albuquerque Gomes Gadelha Instituição UPAP, Cidade do Leste, Paraguai
  • Lina Kelly Rodrigues Ferreira Instituto Federal do Maranhão, Zé Doca, Maranhão
  • Joraya Sonara de Alcântara Xenofonte de Castro Instituição UPAP, Cidade do Leste, Paraguai
  • Ronaldo Zanata Pazim Faculdade FAESB, São Paulo, São Paulo
  • Joaquim Furtado Pinheiro Universidade Federal do Pará, Bragança, Pará
  • Ana Maria de Sousa Lôbo WUE - World University Ecumenical, Orlando - Estados Unidos da América
  • Domingos José dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Teresina, Piauí

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i2.11372

Palavras-chave:

Formação de professores; Teorias pedagógicas; Prática docente; Formação crítica; Políticas educacionais.

Resumo

Este artigo investiga a relação entre currículo escolar e formação de professores, enfatizando o impacto das teorias pedagógicas na prática docente. O artigo explora como as teorias pedagógicas influenciam a elaboração do currículo escolar e a formação de professores, com foco nas implicações dessas teorias na prática docente. A pesquisa revela a importância da integração entre teoria e prática para a formação docente crítica e reflexiva, alinhada às necessidades contemporâneas da educação. Ao discutir as principais abordagens pedagógicas, a pesquisa conclui que o currículo escolar deve estar estreitamente relacionado com a formação dos professores, e que uma maior atenção à teoria pedagógica pode promover práticas docentes mais eficazes e significativas. A formação contínua e a implementação de políticas educacionais que alinhem teoria e prática são essenciais para a melhoria do ensino. As conclusões e recomendações apresentam diretrizes para aprimorar a formação de professores e o desenvolvimento curricular no Brasil.

Referências

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Publicado

2025-05-11

Como Citar

Correia, S. G. de F., Gadelha, P. A. G., Ferreira, L. K. R., Castro, J. S. de A. X. de, Pazim, R. Z., Pinheiro, J. F., Lôbo, A. M. de S., & Santos, D. J. dos. (2025). Currículo escolar e formação de professores: o impacto das teorias pedagógicas na prática docente. Revista Brasileira De Filosofia E História, 14(2), 639–643. https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i2.11372

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