Currículo escolar e formação de professores: o impacto das teorias pedagógicas na prática docente
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i2.11372Palavras-chave:
Formação de professores; Teorias pedagógicas; Prática docente; Formação crítica; Políticas educacionais.Resumo
Este artigo investiga a relação entre currículo escolar e formação de professores, enfatizando o impacto das teorias pedagógicas na prática docente. O artigo explora como as teorias pedagógicas influenciam a elaboração do currículo escolar e a formação de professores, com foco nas implicações dessas teorias na prática docente. A pesquisa revela a importância da integração entre teoria e prática para a formação docente crítica e reflexiva, alinhada às necessidades contemporâneas da educação. Ao discutir as principais abordagens pedagógicas, a pesquisa conclui que o currículo escolar deve estar estreitamente relacionado com a formação dos professores, e que uma maior atenção à teoria pedagógica pode promover práticas docentes mais eficazes e significativas. A formação contínua e a implementação de políticas educacionais que alinhem teoria e prática são essenciais para a melhoria do ensino. As conclusões e recomendações apresentam diretrizes para aprimorar a formação de professores e o desenvolvimento curricular no Brasil.
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