OS CAMINHOS DA ARTE NA EFETIVAÇÃO DO DIREITO A EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Authors

  • Marcos Vicente Marçal Centro Universitário de Patos - UNIFIP Faculdade Vale do Pajeú - FVP
  • Francisco das Chagas Bezerra Neto https://orcid.org/0000-0001-9622-206X
  • Clarice Ribeiro Alves Caiana
  • Cícera Gomes Bezerra Bezerra

Abstract

A arte se caracteriza como um dos melhores caminhos para o ensino da socialização e da formação do caráter, por isso a criança e o adolescente tem direito de ter acesso a cultura, isso é garantido constitucionalmente e se torna responsabilidade da Família, do Estado e da Sociedade. O combate às mazelas sociais é e deve ser de extremo interesse da sociedade e do estado, com isso o acesso as artes, por serem de tão grande importância para o desenvolvimento saudável humano, contribui para o ensino das convenções sociais. O intuito do presente resumo é reafirma a importância da arte como forma de combate as mazelas sociais.

Author Biography

Marcos Vicente Marçal, Centro Universitário de Patos - UNIFIP Faculdade Vale do Pajeú - FVP

Ma em Ciências da SaúdeDra e Pós-Doutora em Promoção de Saúde
Pós-Doutora em Sistemas Agroindustriais pela UFCG, campus Pombal-PBDocente no Curso de Medicina da UNIFIP, Patos-PBDocente no Curso de Enfermgem e Direito na FVP, São José do Egito-PEEditora-Chefe REBES

References

BAZÍLIO, L. C.; KRAMER, S. INFÂNCIA, EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2002.

William, F. A Influência da Cultura na Formação do Cidadão. Disponível em: http://www.filantropia.ong/informacao/7083-a-influ%C3%AAncia-da-cultura-naforma%C3%A7%C3%A3o-do-cidad%C3%A3o acesso: 5 jun. 2017.

Huffpodtbrasil.com. Pesquisa do Ipea traça perfil de menor infrator: 66% vivem em famílias extremamente pobres e 60% são negros. Disponível em:

<http://www.huffpostbrasil.com/2015/06/16/pesquisa-do-ipea-traca-perfil-de-menorinfrator-66-vivem-em-fa_a_21683146/ > acesso: 5 jun. 2017.

KAGAN, M. El arte en el sistema de la actividad humana. In: ESTÉTICA, selección de lecturas. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1987.

MOISÉS, M. A criação literária. São Paulo: Melhoramentos, 1987.

NANNI, D. Dança- Educação – pré-escola à universidade. 5ª ed. – Rio de Janeiro: Sprint, 2008.

NUNES, P. B. Música na escola: Bia Bedran. Disponível em:

<http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao_artistica/0042.html> acesso: 4 jun. 2017

Published

2019-10-24

How to Cite

Marçal, M. V., Bezerra Neto, F. das C., Caiana, C. R. A., & Bezerra, C. G. B. (2019). OS CAMINHOS DA ARTE NA EFETIVAÇÃO DO DIREITO A EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Revista Brasileira De Filosofia E História, 8(1), 26–30. Retrieved from https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBFH/article/view/7356

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>