OS CAMINHOS DA ARTE NA EFETIVAÇÃO DO DIREITO A EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Resumen
A arte se caracteriza como um dos melhores caminhos para o ensino da socialização e da formação do caráter, por isso a criança e o adolescente tem direito de ter acesso a cultura, isso é garantido constitucionalmente e se torna responsabilidade da Família, do Estado e da Sociedade. O combate às mazelas sociais é e deve ser de extremo interesse da sociedade e do estado, com isso o acesso as artes, por serem de tão grande importância para o desenvolvimento saudável humano, contribui para o ensino das convenções sociais. O intuito do presente resumo é reafirma a importância da arte como forma de combate as mazelas sociais.
Citas
BAZÍLIO, L. C.; KRAMER, S. INFÂNCIA, EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2002.
William, F. A Influência da Cultura na Formação do Cidadão. Disponível em: http://www.filantropia.ong/informacao/7083-a-influ%C3%AAncia-da-cultura-naforma%C3%A7%C3%A3o-do-cidad%C3%A3o acesso: 5 jun. 2017.
Huffpodtbrasil.com. Pesquisa do Ipea traça perfil de menor infrator: 66% vivem em famílias extremamente pobres e 60% são negros. Disponível em:
<http://www.huffpostbrasil.com/2015/06/16/pesquisa-do-ipea-traca-perfil-de-menorinfrator-66-vivem-em-fa_a_21683146/ > acesso: 5 jun. 2017.
KAGAN, M. El arte en el sistema de la actividad humana. In: ESTÉTICA, selección de lecturas. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1987.
MOISÉS, M. A criação literária. São Paulo: Melhoramentos, 1987.
NANNI, D. Dança- Educação – pré-escola à universidade. 5ª ed. – Rio de Janeiro: Sprint, 2008.
NUNES, P. B. Música na escola: Bia Bedran. Disponível em:
<http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao_artistica/0042.html> acesso: 4 jun. 2017
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.