A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO SOCIAL: ANÁLISE SOCIOJURÍDICA DA INFLUÊNCIA DO MOVIMENTO FEMINISTA NA PRODUÇÃO ARTÍSTICA DE KAROL CONKÁ

Autores

  • Kelvin Wesley de Azevedo
  • Matheus Vinicius de Souto Araújo
  • Francisco das Chagas Bezerra Neto Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências Jurídicas e Socias Unidade Acadêmica de Direito https://orcid.org/0000-0001-9622-206X
  • Clarice Ribeiro Alves Caiana
  • Giliard Cruz Targino

Resumo

O trabalho ora apresentado, possui, como principal objetivo, traçar um panorama a respeito da influência dos ideais feministas na produção musical da cantora e compositora Karol Conká; abordando não apenas o seu conteúdo, mas também o seu papel enquanto instrumento de empoderamento social. Durante décadas, tivemos que lidar com a escassez de ícones femininos na música; principalmente no que diz respeito a pessoas que realmente tivessem a coragem de expor realidades que muitos, infelizmente, fingem não existir. Conká vem realizando essa missão com maestria; não apenas denunciando a marginalização enfrentada por grupos minoritários, mas também se opondo a padrões impostos, desconstruindo preconceitos e conquistando o seu lugar frente a uma sociedade que rejeita a imagem da mulher autônoma, independente. Buscou-se analisar, além do conteúdo das produções, onde o Direito se mostra mais evidente em cada umadelas. Para alcançar o resultado pretendido foi-se utilizada o método bibliográfico, onde a sua fundamentação foi obtida através da leitura de livros e artigos relacionados ao tema proposto, além da análise de letras de canções.

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Biografia do Autor

Francisco das Chagas Bezerra Neto, Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências Jurídicas e Socias Unidade Acadêmica de Direito


Graduando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, Professor de Geografia do Pré-Vestibular Solidário, Aluno PIBIC do projeto de pesquisa Análise da Evolução do Índice de Desenvolvimento Humano de Sousa-PB, Monitor de Introdução ao Estudo do Direito II na Universidade Federal de Campina Grande-UFCG(2019). Membro de corpos editoriais da Editora Verde (Grupo Verde de Agroecologia e Abelha - GVAA), nas revistas: Revista Brasileira de Direito e Gestão Pública, Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável. É membro dos Grupos de Pesquisa: Abelhas no Semiárido, Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas, Proteção de Plantas na Agricultura Sustentável. Atuou como: Extensionista e Pesquisador do projeto de extensão Pré-Vestibular Solidário(2018), Monitor de Introdução ao Estudo do Direito I na Universidade Federal de Campina Grande-UFCG(2019).

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Publicado

2019-10-28

Como Citar

Azevedo, K. W. de, Araújo, M. V. de S., Bezerra Neto, F. das C., Caiana, C. R. A., & Targino, G. C. (2019). A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO SOCIAL: ANÁLISE SOCIOJURÍDICA DA INFLUÊNCIA DO MOVIMENTO FEMINISTA NA PRODUÇÃO ARTÍSTICA DE KAROL CONKÁ. Revista Brasileira De Direito E Gestão Pública, 7(4), 22–27. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RDGP/article/view/7373

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