ANALISE COMPARATIVA DOS PARÂMETROS REGULAMENTADOS PARA ROTULAGEM DE BEBIDAS LÁCTEAS COMERCIALIZADAS NA CIDADE DE GARANHUNS

  • Vitória Bezerra da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco http://orcid.org/0000-0002-0692-7697
  • Ana Paula Rodrigues Nunes Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Keila Priscila do Nascimento Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Avla Kessia de Azevedo Lira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Gerla Castello Branco Chinelate Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

A bebida láctea existe atualmente em grande variedade de sabores e marcas, cada qual representada por sua devida embalagem que atrai e informa o cliente. O objetivo desde trabalho foi verificar a presença das informações obrigatórias pela RDC 360/2003 e IN’s, Nº 16 e 22/2005 em bebidas lácteas comercializadas na cidade de Garanhuns e esclarecer o uso de corante natural Carmim de Cochonilha, conservador sorbato de potássio, aromatizantes e amido modificado. Como resultado, todos os produtos apresentaram adequação quanto aos componentes obrigatórios, com 66,6% apresentando itens opcionais. 44,4% disponibilizam seus ingredientes nas laterais da embalagem, de modo a dificultar a leitura. 66,6% utilizaram corante natural Carmim de Cochonilha, 88,9% continham amido modificado e todas usaram o sorbato de potássio como conservante. 66,6% apresentaram irregularidade na descrição do aroma utilizado. Portanto, todos os ingredientes devem ser informados de maneira legível, havendo uma adequação dos itens irregulares para beneficio do consumidor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitória Bezerra da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Estudante de graduação do curso de Engenharia de Alimentos na Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Garanhuns. Participante do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Lácteos e Apícolas (GPLA), orientada da profª PhD Gerla Castello Branco Chinelate , da Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Academica de Garanhuns . Neste grupo participou da Comissão Organizadora do primeiro e segundo simpósio de Leite e Derivados de Garanhuns (SIMPLEITE) nos anos 2015 e 2016. também participou como voluntaria na organização do XIII Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (ENEL), realizado em Garanhuns.
Ana Paula Rodrigues Nunes, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Estudante de graduação do curso de Engenharia de Alimentos na Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Garanhuns.
Keila Priscila do Nascimento, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Estudante de graduação do curso de Engenharia de Alimentos na Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Garanhuns.
Avla Kessia de Azevedo Lira, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Estudante de graduação do curso de Engenharia de Alimentos na Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Garanhuns.
Gerla Castello Branco Chinelate, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Técnica em Laticínios (1999) pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes, possui graduação em Engenharia de Alimentos (2005), Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (2008), Doutorado em Biotecnologia (2013) pela Universidade Federal do Ceará e Pós-doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (2015). Atuou como Técnica em Laboratório de Laticínios da Universidade Federal do Ceará (2004-2010), professora na Universidade Federal de Campina Grande (2010-2013) e atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns (2013-atual). Tem larga experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Microbiologia de Alimentos, Ciência e Tecnologia de Leite e Derivados e Análise Sensorial.

Referências

AMORIM, J. R. B.; JANUARIO, A. F.; Manual de orientações para restrições alimentares; 3º Ed. Campinas, 2016.

ANVISA, Informe Técnico nº. 26, de 14 de junho de 2007. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/alimentos/informes/26_140607.htm. Acesso em: 20 Maio 2016.

ANVISA, Resolução- RDC nº. 360, de 23 de dezembro de 2003. Regulamento técnico sobre rotulagem nutricional de alimentos embalados, tornando obrigatória a rotulagem nutricional. Diário Oficial da União; Poder executivo, 26 dez. 2003.

ANVISA. Resolução - RDC nº. 259, de 20 de setembro de 2002. Regulamento técnico sobre rotulagem de alimentos embalados. Diário Oficial da União, Poder executivo, 23 set. 2002.

BRASIL. Instrução Normativa nº. 16, de 23 de agosto de 2005. Regulamento técnico de identidade e qualidade de bebida láctea. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 agosto. 2005. Seção 1, n. 163. p.7.

MARINS, B. R.; ARAÚJO, I. S.; JACOB, S. C.; A propaganda de alimentos: orientação ou apenas estímulo ao consumo?. Ciên. & Saú. Col. 16, 3873- 3882, 2011.

MUCILLO, R. C. S. T; Caracterização e avaliação de amido nativo e modificado de pinhão mediante provas funcionais e térmicas. 2009. 156f. Tese (Doutorado em Engenharia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Engenharia, Porto Alegre, 2009.

OCCHIONI, C. V. O.; SOUZA, M. R. P.; TORQUATO, V. S. A. Avaliação da rotulagem de leites UHT comercializados no município do Rio de Janeiro-RJ. UNESA. 5º Congresso de Medicina Veterinária. 2011.

PERNAMBUCO (Estado). Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor. Perguntas frequentes. In: PERNAMBUCO (Estado). Quais os fornecedores de alimentos mais reclamados e quais os problemas mais frequentes? Pernambuco, 2016. Disponível em: http://www.procon.pe.gov.br/faq/index.php?tipo=Alimentos. Acesso em: 8 set. 2016.

SOARES, K. M. P.; SOUZA, J. L. M.; GOIS, V. A.; AROUCHA, E. M. M.; BEZERRA, N. M.; SILVA, J. B. A.; Efeito do enchimento a quente, ausência de “espaço de cabeça” e utilização de sorbato de potássio na estabilidade do doce de leite. PUBVET, V.4, N.4, Ed.109, Art. 737, 2010.

VOLP, A. C. P.; RENHE, I. R. T.; STRINGUETA, P. C.; Pigmentos naturais bioativos. Alim.

Nutr. 1, 157-166, 2009.

Publicado
2017-03-03
Como Citar
da Silva, V. B., Nunes, A. P. R., do Nascimento, K. P., Lira, A. K. de A., & Chinelate, G. C. B. (2017). ANALISE COMPARATIVA DOS PARÂMETROS REGULAMENTADOS PARA ROTULAGEM DE BEBIDAS LÁCTEAS COMERCIALIZADAS NA CIDADE DE GARANHUNS. Revista Brasileira De Agrotecnologia, 7(1), 26-29. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBAGRO/article/view/4714
Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)