ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO SENSORIAL DO IOGURTE COM ADIÇÃO DE FARINHA DE BATATA DOCE (Ipomoea batatas)

Conteúdo do artigo principal

Letícia Mayane Lopes
Keila Priscila do Nascimento
Germana Vila Nova
GERLA Castello Branco CHINELATE

Resumo

RESUMO: A adição de uma raiz na produção de iogurte é um artificio inovador podendo trazer possíveis resultados positivos, como novas fontes comerciais, tendo em vista ser um produto mais saudável, sem adição de açúcar. O objetivo desde trabalho foi à elaboração e avaliação sensorial no que diz respeito ao aspecto visual de um novo sabor de iogurte natural com adição de farinha de batata doce, que proporciona ao produto características funcionais e nutritivas. Duas formulações de iogurte foram produzidas, para a primeira formulação (F-1) adicionou-se farinha de batata doce para fermentar juntamente com o leite para fazer o iogurte, e a segunda formulação (F-2) adicionou a farinha depois do iogurte pronto. Sendo iguais as concentrações de farinhas adicionadas para as duas formulações. A formulação F-1 se destacou na consistência devido ao tipo de processo utilizado, precisando apenas ser otimizado os atributos de sabor e cor, para sua melhor aceitação e comercialização deste novo produto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Lopes, L. M., Nascimento, K. P. do, Vila Nova, G., & CHINELATE, G. C. B. (2017). ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO SENSORIAL DO IOGURTE COM ADIÇÃO DE FARINHA DE BATATA DOCE (Ipomoea batatas). Revista Brasileira De Agrotecnologia, 7(1), 75–78. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBAGRO/article/view/4764
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Letícia Mayane Lopes, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG)

Ciências agrárias/tecnologia de alimentos

Referências

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução normativa nº 46, de 23 de outubro de 2007. Diário Oficial da União de 24 de Outubro de 2007 (nº 205, Seção 1, pág. 4).

CORNEJO, F.E.P. et al. Desenvolvimento de um equipamento para a secagem de batata doce com elevada concentração de betacaroteno. Embrapa Agroindústria de Alimentos, Guaratiba, Rio de Janeiro, 2011.

.MIRANDA, J.E.C; FRANÇA, F.H; CARRIJO, O.A; SOUZA, A.F; PEREIRA W, LOPES, C.A; SILVA, J.B.C. A cultura da batata doce. Brasília: EMBRAPA, 1995. 94p.

PENNA, A.LB; OLIVEIRA, M.N; BARUFFALDI, R. Análise de consistência de iogurte: correlação entre medida sensorial e instrumental. Departamento de Engenharia e Tecnologia de Alimentos, (IBILCE/UNESP), São José do Rio Preto, São Paulo, 1997.

VASCONCELOS, C.M. Caracterização físico-química e sensorial de iogurte “light” com farinha de Yacon. Dissertação de programa de pós-graduação em ciência e tecnologia de alimentos. Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais, 2010.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>