Intervenção pública dos programas federais de assistência ao homem do campo no município de Aparecida – PB

Authors

  • Francisco Tales da Silva
  • Alan Dél Carlos Gomes Chaves
  • Ricardo Ricelli Pereira de Almeida
  • Eclivaneide Caldas de Abreu Carolino
  • Josias de Castro Galvão

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v9i5.3413

Keywords:

PRONAF, agricultura familiar, segurança alimentar, fortalecimento da economia rural.

Abstract

A intervenção pública realizada no município de Aparecida por meio dos programas do Governo Federal de microcrédito tem a finalidade de fortalecer a economia rural e inserir no campo uma parceira para melhorar as condições de produção e trabalho do homem que vive na zona rural do município. O presente estudo teve como objetivo analisar os investimentos feitos pelos programas de assistência rural, ao homem do campo no município de Aparecida-PB. O método adotado para a pesquisa foi o método dialético, no qual buscou-se investigar essa nova dinâmica ocorrente no campo brasileiro, motivado pelo financiamento do Governo Federal destinado a agricultura familiar com a política do PRONAF. Isso só foi possível através dos seguintes procedimentos de entrevistas semiestruturadas realizadas com os promotores do PRONAF no município de Aparecida sendo eles: o Banco do Nordeste Brasileiro (BNB), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Central de Associações de Assentamentos do Alto Sertão Paraibano (CAAASP) e o Sindicato Rural dos Agricultores de Aparecida-PB e também através de questionários aplicados aos agricultores do assentamento Acauã e do PIVAS. O programa oportunizou melhorias no campo de forma significativa para àqueles que realmente acreditaram na proposta do programa, tendo progredido na segurança alimentar da família que passou a produzir mais, na comercialização da produção que possui destinos diversos, mas principalmente ocorre na própria comunidade e isso garante segurança alimentar não só ao produtor, mas para a própria comunidade como um todo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Francisco Tales da Silva

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande.

Alan Dél Carlos Gomes Chaves

Mestre em Sistemas Agroindustriais - UFCG, Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade - UFCG, Graduação em Licenciatura em Geografia - FIP.

Ricardo Ricelli Pereira de Almeida

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande

Eclivaneide Caldas de Abreu Carolino

Licenciatura em Letras pela Universidade Federal da Paraíba; Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba. Especialização em: Ensino de Língua Portuguesa e Linguística; Ensino de Língua Portuguesa e Literatura; Metodologia do Ensino Fundamental; Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas.

Josias de Castro Galvão

Graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (1987), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal de Campina Grande. 

Published

28-12-2014

How to Cite

SILVA, F. T. da; CHAVES, A. D. C. G.; ALMEIDA, R. R. P. de; CAROLINO, E. C. de A.; GALVÃO, J. de C. Intervenção pública dos programas federais de assistência ao homem do campo no município de Aparecida – PB. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 5, p. 120–124, 2014. DOI: 10.18378/rvads.v9i5.3413. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3413. Acesso em: 18 apr. 2024.

Most read articles by the same author(s)