Formação Histórica e Territorial do Município de Aparecida – PB

Authors

  • Francisco Tales da Silva UFCG
  • Alan Dél Carlos Gomes Chaves UFCG
  • Ricardo Ricelli Pereira de Almeida
  • Rodolfo de Abreu Carolino UFCG
  • Josias de Castro Galvão UFCG

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v9i5.3414

Keywords:

Políticas públicas, impactos sociais, crédito, agricultores, terra.

Abstract

A presente revisão traça o perfil socioeconômico e histórico do município de Aparecida-PB, para compreender as mudanças ocorridas ao longo do tempo e do espaço, na formação da população e do território do município. Esse levantamento bibliográfico teve como objetivo, avaliar os impactos sociais e econômicos decorrentes da implantação e criação do município de Aparecida e o seu desenvolvimento e acesso a políticas públicas do Governo Federal de concessão de crédito a agricultura familiar. Neste caso especifico aos agricultores camponeses do assentamento Acauã e os agricultores familiares que exploram os lotes destinados a colonos irrigantes no Perímetro Irrigado Várzeas de Sousa (PIVAS), no município de Aparecida-PB. Essas duas áreas possuem destaque no município de Aparecida: o assentamento Acauã pela sua história de luta e conquista pelo acesso a terra, e o PIVAS por ser uma área de irrigação criada com os investimentos dos governos Federal e Estadual, considerada promissora para o crescimento econômico no setor agrícola do Estado da Paraíba.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Francisco Tales da Silva, UFCG

Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande

Alan Dél Carlos Gomes Chaves, UFCG

Mestre em Sistemas Agroindustriais - UFCG, Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade - UFCG, Graduação em Licenciatura em Geografia - FIP, Graduando em Engenharia Ambiental - UFCG.

Ricardo Ricelli Pereira de Almeida

Graduado em Engenharia Ambiental - UFCG, Mestrando em Sistemas Agroindustriais - UFCG.

Rodolfo de Abreu Carolino, UFCG

Graduado em Odontologia - UFCG

Josias de Castro Galvão, UFCG

Graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (1987), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal de Campina Grande. 

Published

28-11-2014

How to Cite

SILVA, F. T. da; CHAVES, A. D. C. G.; ALMEIDA, R. R. P. de; CAROLINO, R. de A.; GALVÃO, J. de C. Formação Histórica e Territorial do Município de Aparecida – PB. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 5, p. 137–142, 2014. DOI: 10.18378/rvads.v9i5.3414. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3414. Acesso em: 18 apr. 2024.

Most read articles by the same author(s)