Padrões alimentares na doença endometrial: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i2.11334Palavras-chave:
Endometriose, Dieta, SaúdeResumo
A endometriose é uma doença inflamatória crônica que afeta muitas mulheres em idade reprodutiva e compromete sua qualidade de vida. Este estudo investiga como os padrões alimentares influenciam a progressão da doença e o controle da inflamação, e propõe a dieta como uma ferramenta complementar aos tratamentos convencionais. Para analisar o papel da alimentação no desenvolvimento e na progressão da doença endometrial, foi executada uma revisão integrativa da literatura, com a seguinte questão norteadora: “Como a alimentação influencia a progressão e o controle da endometriose?”. A busca foi realizada nas bases PUBMED, BVS e SciELO, com critérios de inclusão para artigos de 2018 a 2024, resultando na seleção de 32 estudos. Os achados indicam que dietas ricas em ácidos graxos essenciais, antioxidantes e compostos anti-inflamatórios ajudam no controle da inflamação, no alívio da dor e no equilíbrio hormonal. Por outro lado, dietas ricas em gorduras saturadas, trans e carboidratos refinados exacerbam a inflamação e aceleram a progressão da doença. A dieta mediterrânea, que possui efeito anti-inflamatório, se destacou como uma abordagem eficaz. A redução de alimentos como açúcar e glúten também foi associada a benefícios. A alimentação desempenha um papel crucial no manejo da endometriose e pode complementar os tratamentos convencionais. Embora as estratégias dietéticas anti-inflamatórias sejam promissoras, são necessários mais estudos para definir protocolos alimentares específicos para o tratamento da doença.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Clara de Sousa Paiva, Andressa Karina Lima Silva, Lais Batista Mendes, Milena Nunes Alves de Sousa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.