Avaliação de ativos intangíveis por fluxo de caixa descontado em operações societárias
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i2.11432Palavras-chave:
Operações de M&A; fusões e aquisições; Valuation; Valor Justo; Ativos Intangíveis.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma análise detalhada da metodologia de avaliação do fluxo de caixa descontado (FCD), com ênfase na aplicação dessa técnica em operações de fusões e aquisições. O texto explora a teoria do valor de ativos, baseando-se na definição de fluxo de caixa descontado, que determina o valor justo de um ativo a partir da projeção dos fluxos de caixa futuros trazidos a valor presente. Mais além, o artigo discute as variáveis essenciais ao cálculo do valor justo, como as estimativas de fluxos positivos e negativos de caixa, taxa de crescimento na perpetuidade e a taxa de desconto. O estudo também aborda os desafios de avaliação de ativos intangíveis, como marcas e patentes, e como esses ativos devem ser considerados no contexto de um valuation. O artigo conclui destacando as peculiaridades do valuation por fluxo de caixa descontado e sua aplicação na definição de preços em operações de fusões e aquisições, além de alertar para a importância da consistência das premissas adotadas pelo avaliador.
Referências
COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS (CPC). CPC 46 - Mensuração do valor justo. São Paulo: Comitê de Pronunciamentos Contábeis, 2018. Disponível em: https://www.cpc.org.br. Acesso em: 8 nov. 2024.
COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS (CVM). Resolução CVM nº 78, de 29 de março de 2022. Dispõe sobre a regulamentação do exercício de atividades relacionadas a fundos de investimento. Diário Oficial da União, Brasília, 29 mar. 2022. Disponível em: https://www.cvm.gov.br. Acesso em: 8 nov. 2024.
B3. Bolsa de valores – Diário. Disponível em: https://www.b3.com.br/pt_br/market-data-e-indices/servicos-de-dados/market-data/consultas/mercado-a-vista/valor-de-mercado-das-empresas-listadas/bolsa-de-valores-diario/. Acesso em: 8 nov. 2024.
DAMODARAN, Aswath. Valuation: como avaliar empresas e escolher as melhores ações. 1957. Tradução de Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
INTERNATIONAL CHAMBER OF COMMERCE (ICC). Manual de Avaliação de Ativos de Propriedade Intelectual. 2019. Disponível em: https://iccwbo.org. Acesso em: 8 nov. 2024.
BRASIL. Regulamento do Imposto de Renda (RIR/2018). Aprovação do Regulamento do Imposto de Renda, aprovado pelo Decreto nº 9.580, de 22 de novembro de 2018. Diário Oficial da União, Brasília, 22 nov. 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2018/D9180.htm. Acesso em: 8 nov. 2024. Subseção IV.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Osny Mendes Bello e Lessa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.