Confisco civil, recuperação de ativos e efetividade antilavagem no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i4.11731

Palavras-chave:

Proporcionalidade; Ônus da Prova; SNBA; Comparação Internacional; Alienação Antecipada.

Resumo

O artigo enfrenta o problema da insuficiência das respostas penais tradicionais para desarticular o financiamento do crime de lavagem de capitais, problematizando o equilíbrio entre eficiência repressiva e garantias do Estado de Direito diante de medidas patrimoniais como recuperação de ativos, confisco civil sem condenação, inversão do ônus da prova e autonomia procedimental. O objetivo é analisar criticamente desafios e perspectivas do arranjo jurídico-institucional brasileiro, avaliando coerência normativa, impactos sobre direitos fundamentais e lições da experiência comparada para o aperfeiçoamento da recuperação de ativos. A metodologia é dedutiva, com técnicas documentais e bibliográficas, partindo de marcos constitucionais e legais para examinar doutrina, jurisprudência e práticas administrativas nacionais e estrangeiras, incluindo iniciativas como SNBA e SINAD, além de instrumentos de sequestro, administração e alienação antecipada. Como resultados, identificam-se avanços regulatórios e organizacionais, mas também baixa conversão de investigações em condenações e recuperação efetiva de bens, gargalos de gestão e controvérsias sobre a ação civil de extinção de domínio e a calibragem da inversão do ônus da prova. Conclui-se ser necessário reconfigurar a governança patrimonial com padronização operacional, critérios probatórios robustos, proporcionalidade, contraditório e destinação eficiente, alinhando eficácia antilavagem à proteção de direitos.

Referências

BRAGA, Romulo Rhemo Palitot. O fenômeno da lavagem de dinheiro e o bem jurídico protegido. Curitiba: Juruá, 2010.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. In: Vade Mecum. 10. ed. atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2010.

BRASIL. Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998. Dispõe sobre os crimes de "lavagem" ou ocultação de bens, direitos e valores [...]. In: Vade Mecum. 10. ed. atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2010.

BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. In: Vade Mecum. 10. ed. atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2010.

CALLEGARI, André Luís. Direito Penal Econômico e Lavagem de Dinheiro. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2003.

CARLI, Carla Veríssimo de. Lavagem de Dinheiro: ideologia da criminalização e análise do discurso. Porto Alegre: Verbo Jurídico, 2008.

MACHADO, Maíra Rocha; REFINETTI, Domingos Fernando (org.). Lavagem de Dinheiro e Recuperação de Ativos: Brasil, Nigéria, Reino Unido e Suíça. São Paulo: Quartier Latin, 2006.

OLIVEIRA, Willian Terra de; CERVINI, Raúl; GOMES, Luiz Flávio. Lei de lavagem de capitais. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1998.

SCARTEZZINI, Cid Flaquer. A Situação do Brasil Quanto à Lavagem de Dinheiro Sujo. Informativo Jurídico da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva, Brasília, DF, v. 16, n. 2, p. 1-87, jul./dez. 2004.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 27. ed. São Paulo: Malheiros, 2006.

Downloads

Publicado

2025-10-18

Como Citar

Coelho Peres, A. A. V. (2025). Confisco civil, recuperação de ativos e efetividade antilavagem no Brasil. Revista Brasileira De Filosofia E História, 14(4), 1765–1773. https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i4.11731