O NOVO RETRATO DEMOGRÁFICO DO BRASIL: ANÁLISE ACERCA DO ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E SUAS DECORRÊNCIAS ECONÔMICAS

Autores

  • Maria Fernanda Rodrigues Neves Farias UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Pedro Henrique Vieira de Souza Universidade Federal de Campina Grande
  • Vanessa Érica da Silva Santos Universidade Federal de Campina Grande

Resumo

O presente artigo tem por escopo tecer uma explanação acerca do fenômeno do envelhecimento populacional no Brasil e pontuar as decorrências econômicas do mesmo em âmbito nacional. A justificativa do mesmo sustenta-se na contemporaneidade do tema, que, direta ou indiretamente, será cada vez mais visualizado no cotidiano. Quanto aos procedimentos metodológicos, este trabalho consiste em uma pesquisa exploratória, dos tipos bibliográfica e documental, com o emprego dos métodos dedutivo e monográfico. Para tanto, na fundamentação foram analisados artigos científicos e documentos oficiais. Constatando-se que o Brasil tem presenciado uma mudança demográfica, mediante o declínio nas taxas de fecundidade e aumento da longevidade, em muito pouco tempo. E que as implicações econômicas estão sendo sentidas justamente pelo aumento de pessoas dependentes em detrimento do número das contribuintes. Devendo, pois, o Estado fazer um planejamento e elaborar políticas públicas e reformas para promover o crescimento econômico e garantir os direitos dos idosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Fernanda Rodrigues Neves Farias, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande

Pedro Henrique Vieira de Souza, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande

Vanessa Érica da Silva Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Advogada, Professora Substituta da UFCG, Especialista em Direito do Trabalho pela UNOPAR, em Direito Penal e Processo Penal pela UFCG e em Gestão Pública pelo IFPB; Mestra em Sistemas Agroindustriais pela UFCG.

 

Downloads

Publicado

2019-10-24

Como Citar

Farias, M. F. R. N., Souza, P. H. V. de, & da Silva Santos, V. Érica. (2019). O NOVO RETRATO DEMOGRÁFICO DO BRASIL: ANÁLISE ACERCA DO ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E SUAS DECORRÊNCIAS ECONÔMICAS. Revista Brasileira De Direito E Gestão Pública, 7(3), 01–11. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RDGP/article/view/7074

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>