Atuação discente na criação de um grupo de gestantes em uma Unidade Básica de Saúde

Autores/as

  • Tiago de Sousa Viana Universidade Estadual do Ceará
  • Anne Karoline de Araújo Rocha Universidade Estadual do Ceará
  • TATIANA PASCHOALETTE RODRIGUES BACHUR Universidade Estadual do Ceará http://orcid.org/0000-0002-1975-9995
  • Ivana Cristina Vieira de Lima Maia Universidade Estadual do Ceará.
  • Vagner Rodrigues Silva Junior Universidade Estadual do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v10i4.7938

Palabras clave:

Educação médica. Educação em saúde. Centros de saúde. Capacitação profissional.

Resumen

Os cuidados de saúde que as gestantes devem receber durante a gestação e o período perinatal são imprescindíveis à sobrevivência e o bem-estar da mãe e da criança. Os grupos de gestantes constituem-se importante meio promotor de apoio psicológico e de educação em saúde a esta população. Ao mesmo tempo, as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de medicina enfocam a importância do discente em ter uma formação que contemple desde a assimilação de conteúdos até a gestão e coordenação de atividades diversas. Neste contexto, a participação do aluno na criação de um grupo de gestantes é de grande valia para sua formação profissional, uma vez que prepara o discente não apenas para a relação médico-paciente, como também para a relação interprofissional e para o gerenciamento de atividades burocráticas dos serviços de saúde. Com o objetivo de demonstrar a importância da participação do discente na criação e manutenção de um grupo de gestantes em uma unidade básica de saúde, o presente trabalho apresenta-se como um relato de experiência das atividades desenvolvidas por acadêmicos do quarto semestre do curso de medicina de uma universidade pública do Ceará. Verificou-se que os discentes tiveram a oportunidade de trabalhar de forma interdisciplinar e multiprofissional, contornando dificuldades e conflitos inerentes às atividades, vivenciando uma experiência essencial para a sua formação profissional tanto como médico quanto como gestor e ator social. Tal experiência poderá repercutir positivamente à saúde da população que será contemplada pelos serviços que serão prestados por estes futuros profissionais.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tiago de Sousa Viana, Universidade Estadual do Ceará

Acadêmico do curso de medicina da Universidade Estadual do Ceará.

Anne Karoline de Araújo Rocha, Universidade Estadual do Ceará

Acadêmica de medicina da Universidade Estadual do Ceará.

TATIANA PASCHOALETTE RODRIGUES BACHUR, Universidade Estadual do Ceará

Docente do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará - UECE.

Ivana Cristina Vieira de Lima Maia, Universidade Estadual do Ceará.

Docente do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará - UECE.

Vagner Rodrigues Silva Junior, Universidade Estadual do Ceará.

Docente do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará - UECE.

Citas

ANDRADE-ROMO, Z. et al. Group prenatal care: effectiveness and challenges to implementation. Rev. Saúde Pública, São Paulo , v. 53, 85, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Brasília, 2014.

BYERLEY, B. M.; HAAS, D. M.. A systematic overview of the literature regarding group prenatal care for high-risk pregnant women. Bmc Pregnancy And Childbirth, [s.l.]. Springer Science and Business Media LLC, v. 17, n. 1, p.329-338, 29 de setembro de 2017. 10.1186/s12884-017-1522-2.

CALOU, C. G. P. et al. Maternal predictors related to quality of life in pregnant women in the Northeast of Brazil. Health And Quality Of Life Outcomes, [s.l.], v. 16, n. 1, p.1-10, 31 de maio de 2018.

CUNNINGHAM, S. D.; LEWIS, J. B.; THOMAS, J. L.; GRILO, S. A.; ICKOVICS, J. R.. Expect With Me: development and evaluation design for an innovative model of group prenatal care to improve perinatal outcomes. Bmc Pregnancy And Childbirth, [s.l.], v. 17, n. 1, p.147-160, 18 de maio de 2017.

FERREIRA, B. C. S.; ALMEIDA, N. M. S. de. O Conhecimento das Gestantes acerca das Sorologias solicitadas durante o Pré-Natal. Id On Line Revista de Psicologia, [s.l.], v. 11, n. 35, p.155-167, 28 de maio de 2017.

HEBERLEIN, E. et al. The effects of CenteringPregnancy group prenatal care on postpartum visit attendance and contraception use. Contraception, [S.l.], v. 20, 27 de fevereiro de 2020.

LIMA, M. M. de et al . Contribution of university extension activities in a group of pregnant women and couples for the training of nurses. Esc. Anna Nery, v. 22, n. 4, e20170367, 2018 .

SULTANA, M. et al. The effectiveness of introducing Group Prenatal Care (GPC) in selected health facilities in a district of Bangladesh: study protocol. Bmc Pregnancy And Childbirth, [s.l.], v. 17, n. 1, p.1-8, 31 de janeiro de 2017.

SULTANA, M. et al. Group prenatal care experiences among pregnant women in a Bangladeshi community. Plos One, [s.l.], v. 14, n. 6, p.1-18, 12 de junho de 2019.

Publicado

2020-11-14

Cómo citar

Viana, T. de S., Rocha, A. K. de A., BACHUR, T. P. R., Maia, I. C. V. de L., & Silva Junior, V. R. (2020). Atuação discente na criação de um grupo de gestantes em uma Unidade Básica de Saúde. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 10(4), 46–51. https://doi.org/10.18378/rebes.v10i4.7938

Número

Sección

ARTÍCULOS

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 > >> 

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.