A importância da forragicultura na percepção dos discentes do CÂMPUS IV da UEPB

Autores

  • Alexandre Ferreira Pereira UEPB - Universidade Estadual da Paraiba
  • Valdeci Pereira Diniz UEPB - Universidade Estadual da Paraiba
  • Ubiracy Feitosa da Rocha Sobrinho
  • Robson Alan Pereira da Silva
  • Maria do Socorro de Caldas Pinto UEPB - Universidade Estadual da Paraiba
  • Danilo Dantas da Silva UEPB - Universidade Estadual da Paraiba
  • Rosilene Agra da Silva Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Aline Carla de Medeiros Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Dalila Regina Mota de Melo IFMT - Câmpus Guarantã do Norte MT

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i2.11416

Palavras-chave:

Didática, Formação academica, Pastagem, Produção animal

Resumo

Tradicionalmente no Brasil, a pecuária desenvolveu-se como uma atividade pioneira, ligada à ocupação de regiões de fronteira, cuja alimentação do rebanho é feita com base na utilização das pastagens. Objetivou-se com esta pesquisa analisar a percepção dos discentes do Campus IV da Universidade Estadual da Paraíba sobre a importância da forragicultura na formação acadêmica e na futura atuação profissional no setor agropecuário.Foi aplicado um questionário estruturado  contendo 9 perguntas objetivas relativas ao ensino de Forragicultura com 80 alunos, sendo 20 do Curso de Agronomia, 40 do Técnico em Agropecuária Integrado e 20 do Subsequente ao Ensino Médio. Os dados foram organizados em planilhas e expressos em percentagem pelo Excel. Evidenciou-se maior interesse dos alunos do curso de Agronomia pela forragicultura, seguido pelo curso Médio Integrado. Além disso, destacou-se a necessidade de maior integração entre teoria e prática nas aulas de forragicultura no curso Técnico em Agropecuária na modalidade subsequente.

Referências

ABIEC - Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne. BeefREPORT: Perfil da Pecuária no Brasil. 2019. 48 p.

AGUIAR JUNIOR. Professores são fontes de incentivo e inspiração para estudantes que tiveram sucesso no Enem. Disponível em https://portal.educacao.pe.gov.br/professores-sao-fontes-de-incentivo-e-inspiracao-para-estudantes-que-tiveram-sucesso-no-enem/. Acesso em: 19 de fevereiro 2025.

ARRUDA, V.; SANTOS JÚNIOR, A.; MIRANDA, L.D.L. Forragicultura: pesquisa e ensino. – Ponta Grossa - PR: Atena, 2021.p. 157.

CUNNINGHAM, J. G. Tratado de Fisiologia Veterinária. 10 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

ECOSSISTEMA EDUCACIONAL. Conheça 8 novas metodologias de ensino para sua escola. 2024. Disponível em: https://educacional.com.br/gestao-escolar/novas-metodologias-de-ensino/. Acesso em: 19 de fevereiro 2025.

MAPA - Ministério da Agricultura e Pecuária. Valor da Produção Agropecuária fecha 2022 em R$ 1,189 trilhão. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/valor-da-producao-agropecuaria-fecha-2022-em-r-1-189-trilhao. Acesso em: 19 de fevereiro 2025.

MAPA - Ministério da Agricultura e Pecuária. Valor bruto da produção ultrapassa R$ 1,14 trilhão em março. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/valor-bruto-da-producao-ultrapassa-r-1-14-trilhao-em-marco-deste-ano. Acesso em: 19 de fevereiro 2025.

MAPBIOMAS. Área de agropecuária no Brasil cresceu 50% nos últimos 38 anos. 2023. Disponível em: https://brasil.mapbiomas.org/2023/10/06/area-de-agropecuaria-no-brasil-cresceu-50-nos-ultimos-38-anos/. Acesso em: 19 de fevereiro 2025.

OLIVERA, L. T.; ALBUQUERQUE, I. C. S.; SILVA, N. R. R. Jardim didático como ferramenta educacional para aulas de botânica no IFRN. Revista HOLOS, v.4, n. 28, p. 242-249, 2012.

PEDREIRA, B. C.; PEREIRA; D. H. Recentes avanços em forragicultura e pastagens na Embrapa Agrossilvipastoril. Capítulo 8. IN: Farias Neto, A. L.; et al. Embrapra Agrossilvipastoril: primeiras contribuições para o desenvolvimento de uma Agropecuária Sustentável. Brasilia, DF: Embrapa, 2019. PDF (825 p.).

PERUZZI, S. L.; FOFONKA, L. A importância da aula prática para a construção significativa do conhecimento: a visão dos professores das Ciências da Natureza. Revista Educação Ambiental em Ação. Nº 47, 2021.

Downloads

Publicado

2025-05-28

Como Citar

Pereira, A. F., Diniz, V. P., Rocha Sobrinho, U. F. da, Silva, R. A. P. da, Pinto, M. do S. de C., Silva, D. D. da, Silva, R. A. da, Medeiros, A. C. de, & Melo, D. R. M. de. (2025). A importância da forragicultura na percepção dos discentes do CÂMPUS IV da UEPB. Revista Brasileira De Filosofia E História, 14(2), 816–821. https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i2.11416

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>