O impacto das tecnologias emergentes no ensino de alunos com autismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i2.11486

Palavras-chave:

Tecnologias Emergentes, Autismo, Educação Inclusiva, Ensino Personalizado, Habilidades Sociais

Resumo

O uso das tecnologias emergentes no ensino de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem se destacado como uma ferramenta valiosa para promover a inclusão e o desenvolvimento educacional. Este artigo tem como objetivo analisar o impacto dessas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem de alunos com autismo, abordando tanto os benefícios quanto os desafios dessa aplicação no contexto escolar. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica de artigos, livros e estudos especializados publicados entre 2022 e 2025. Tecnologias emergentes, como aplicativos educacionais, softwares adaptativos, realidade aumentada (RA), realidade virtual (RV) e inteligência artificial (IA), têm demonstrado eficácia no aprimoramento das habilidades cognitivas, sociais e emocionais dos alunos com TEA. Essas ferramentas oferecem um ensino mais personalizado e inclusivo, adaptado às necessidades individuais dos alunos. Contudo, a implementação dessas tecnologias enfrenta desafios, como a capacitação insuficiente dos educadores, questões de acessibilidade e o risco de dependência excessiva das tecnologias. Conclui-se que, apesar das dificuldades, as tecnologias emergentes desempenham um papel crucial no avanço do ensino de alunos com autismo, potencializando suas capacidades e promovendo a inclusão escolar.

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Publicado

2025-07-04

Como Citar

Joycineia Porto da Silva, Gregório, H. B., Souza, T. S. R., Costa, E. D., Almeida, A. B. B., Rodrigues, A. L. S., Duarte, A. M., Bari, F. J. A., Lacerda, F. M., Vasconcelos, E. S., & Carvalho, E. S. (2025). O impacto das tecnologias emergentes no ensino de alunos com autismo. Revista Brasileira De Filosofia E História, 14(2), 1138–1146. https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i2.11486

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