Adaptação curricular para estudantes com necessidades especiais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i4.11853

Palavras-chave:

Adaptação curricular, Necessidades educacionais específicas, Educação inclusiva, Flexibilização curricular, Prática docente

Resumo

Neste artigo, exploramos a adaptação curricular para alunos com necessidades especiais ou necessidades educacionais específicas no sistema de ensino brasileiro, como um caminho para uma aprendizagem mais equitativa e inclusiva. A partir de uma revisão da literatura nacional recente, discutimos os fundamentos teóricos, as práticas pedagógicas e os obstáculos que ainda se erguem como barreiras. Constatamos que, apesar dos avanços, ainda existem lacunas na formação dos professores, na infraestrutura das escolas e no próprio design do currículo, que dificultam o pleno desenvolvimento de todos os estudantes. Também apresentamos estratégias e recomendações práticas com o objetivo de transformar o currículo rígido em um fluxo adaptável, como um rio que se adapta ao seu entorno sem perder seu rumo.

Referências

ALMEIDA, R. S. A tecnologia assistiva no cenário educacional brasileiro. [S. l.: s. n.], 2025.

ANDRZEJEWSKI, E. Adaptações curriculares e desenho universal para a aprendizagem no contexto da inclusão. [S. l.: s. n.], 2024.

GODOY, P. Estratégias de adaptação e flexibilização curricular. [S. l.: s. n.], 2023.

GOIS, T. A. de. Adaptação Curricular: uma revisão sistemática. Revista Foco, [S. l.], 2024.

OLIVEIRA, M. G. A. de; SANTOS, Á. L. C. Cruz dos; FALCÃO, G. M. Belém. Flexibilização curricular e a inclusão de alunos com deficiência: percepções de professores do ensino fundamental na cidade de Acopiara CE. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 7, e49411730223, 2022.

OLIVEIRA, W. M. de; DELOU, C. M. C. Práticas curriculares no âmbito da educação inclusiva: acessibilidade curricular, adaptação curricular e terminalidade específica. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 36, 2023.

SILVA, W. S. A importância da adaptação curricular para a inclusão de pessoas com deficiência. [S. l.: s. n.], 2025.

SOUZA, M. M. T. Acessibilidade curricular para estudantes com deficiência: contextualização e reflexões com base na legislação brasileira (1988 2020). [S. l.: s. n.], 2021.

Downloads

Publicado

2025-12-03

Como Citar

Gregorio, H. B., Costa, N. P. da S., Silva, C. V. da, Borges, D. B. M., Lima, S. da S., Sousa, M. dos S. S. de, … Nascimento, S. P. (2025). Adaptação curricular para estudantes com necessidades especiais . Revista Brasileira De Filosofia E História, 14(4), 2252–2261. https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i4.11853

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

<< < 25 26 27 28 29 30 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.