Toxicologia Médica: Implementação, aceitação e perspectivas como disciplina curricular no curso de medicina

Autores

  • Tatiana Paschoalette Rodrigues Bachur Universidade Estadual do Ceará http://orcid.org/0000-0002-1975-9995
  • Matheus Eugênio de Sousa Lima Universidade Estadual do Ceará
  • Samuel Frota Cunha Universidade Estadual do Ceará
  • Marllon Luiz de Assis Castro Universidade Estadual do Ceará
  • Moacir Cymrot Universidade Estadual do Ceará
  • Gislei Frota Aragão Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v8i2.5655

Palavras-chave:

Currículo médico. Toxicologia. Disciplina optativa.

Resumo

A Toxicologia Médica é reconhecida, no Brasil, como uma das 57 áreas de atuação médica. Até 2017, no curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE), eram abordados, em disciplinas diversas, temas relacionados a intoxicações, envenenamentos e acidentes por animais peçonhentos, pois a Toxicologia Médica não fazia parte das disciplinas ofertadas aos alunos. A partir da detecção desta deficiência, foi proposta a implantação da Toxicologia Médica como disciplina optativa. Objetivou-se relatar o processo de implementação, a aceitação e as perspectivas para a disciplina de Toxicologia Médica no curso de Medicina da UECE. A implantação da disciplina transcorreu dentro dos trâmites da instituição e a primeira turma foi ofertada no primeiro semestre de 2017. Após um ano da disciplina, os alunos realizaram uma avaliação da mesma, observando a aplicabilidade e o impacto em seu desempenho acadêmico. Observou-se que uma disciplina de maior carga horária traria benefícios ao aprendizado dos alunos em assuntos relativos a intoxicações e envenenamentos. Concluiu-se que a implementação da disciplina repercutiu positivamente entre os alunos, porém evidenciou-se a necessidade de uma abordagem mais prática.

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Biografia do Autor

Tatiana Paschoalette Rodrigues Bachur, Universidade Estadual do Ceará

Professora do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Colaboradora do Grupo de Estudos em Neuroinflamação e Neurotoxicologia - GENIT.

Matheus Eugênio de Sousa Lima, Universidade Estadual do Ceará

Acadêmico o Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará.

Samuel Frota Cunha, Universidade Estadual do Ceará

Acadêmico o Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará.

Marllon Luiz de Assis Castro, Universidade Estadual do Ceará

Acadêmico o Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará.

Moacir Cymrot, Universidade Estadual do Ceará

Médico, Doutor em Cirurgia Plástica, Professor do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará.

Gislei Frota Aragão, Universidade Estadual do Ceará

Farmacêutico, Doutor em Farmacologia, Professor do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará,

Referências

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Publicado

2018-09-30

Como Citar

Bachur, T. P. R., Lima, M. E. de S., Cunha, S. F., Castro, M. L. de A., Cymrot, M., & Aragão, G. F. (2018). Toxicologia Médica: Implementação, aceitação e perspectivas como disciplina curricular no curso de medicina. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 8(2), 41–45. https://doi.org/10.18378/rebes.v8i2.5655

Edição

Seção

Relato de Experiência

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