Monitoria acadêmica na disciplina de Métodos de Estudo e Pesquisa em um curso médico

Autores

  • Anne Karoline Araújo Rocha Universidade Estadual do Ceará http://orcid.org/0000-0003-0144-444X
  • Tatiana Paschoalette Rodrigues Bachur Universidade Estadual do Ceará
  • Maria Salete Bessa Jorge Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v10i2.7750

Palavras-chave:

Educação médica, Educação superior, Recursos audiovisuais, Materiais de ensino,

Resumo

As metodologias ativas vêm sendo utilizadas no ensino superior como estratégias de transformação do processo de ensino-aprendizagem colocando o aluno com protagonista deste processo, bem como auxiliando a formação de atitudes mais críticas e reflexivas nas universidades. A monitoria acadêmica se constitui como um importante instrumento dentro do processo de ensino-aprendizagem, promovendo e ampliando a rede de construção do conhecimento, tendo o monitor como facilitador deste processo. O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências e atuação do monitor acadêmico na disciplina de Métodos de Estudo e Pesquisa, ofertada no segundo semestre de um curso médico. A monitoria acadêmica funcionou como complemento à teoria ministrada em sala de aula e se mostrou bastante eficaz na medida em que foram utilizadas metodologias ativas que auxiliaram os alunos monitorados, depreendendo-se que elas permitem um melhor processo de significação e de aprendizagem para os discentes. Também o monitor se beneficiou de sua própria atuação, uma vez que precisou ter domínio do conteúdo para preparar os materiais para os colegas. Concluímos que a monitoria acadêmica é fundamental à formação e desenvolvimento dos acadêmicos de medicina, não apenas dos monitorados, mas também do próprio monitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anne Karoline Araújo Rocha, Universidade Estadual do Ceará

Acadêmica de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Tatiana Paschoalette Rodrigues Bachur, Universidade Estadual do Ceará

Docente do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará.

Maria Salete Bessa Jorge, Universidade Estadual do Ceará

Docente do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RECURSOS HUMANOS. A era do trabalho 3.0. 2016. Disponível em: <http://www.abrhpb.com.br/artigos/a+era+do+trabalho+30-66 >. Acessado em: 26 fev. 2020.

CUNHA, L. de S.; COSTA, F. N. da. A Importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica (EEDIC), v. 4, n. 1, 2019.

CONCEIÇÃO, E. J. da et al. A importância da monitoria acadêmica no processo de ensino-aprendizagem na formação dos alunos de fisioterapia e medicina: Relato de Experiência. Campina Grande: II CONBRACIS, 2017.

CUNHA, F. R. J. da. Atividades de monitorias: uma possibilidade para o desenvolvimento da sala de aula. São Paulo: Educ. Pesqui., v. 43, p. 681-694, jul./set., 2017.

LIMA, A. D. et al. Avaliação, ensinagem e metodologias ativas: uma experiência vivenciada no componente curricular Mecanismos de Agressão e de Defesa, no curso de Medicina da Universidade do Estado da Bahia, Brasil. Rev. Bras. Educ. Med., Brasília , v. 43, n. 2, p. 216-224, June 2019 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022019000200216&lng=en&nrm=iso>. Acessado em: 26 fev. 2020. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n2rb20180037

FRISON, L. M. B. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Rio Grande do Sul: Pro-Posições, v.27, N.1 (79), p. 133-153, jan./abr., 2016.

LIMA, V. V. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface: comunicação, saúde, educação, 2017, v. 21, n. 61, 421-434.

LINS, L. F et al. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor. Jornada de ensino, pesquisa e extensão, IX. 2009. Disponível em: <http://www.eventosufrpe.com.br/jepex2009/cd/resumos/R0147-1.pdf>. Acesso em: 18 ago. 2018.

RAMOS, E. da S.; SANTOS, F. A. C. dos; LABURÚ, C. E. O uso da ludicidade como ferramenta para o Ensino de Química Orgânica: o que pensam os alunos. ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, v. 2, n. 2, p. 119-136, 2017.

Downloads

Publicado

2020-01-08

Como Citar

Rocha, A. K. A., Bachur, T. P. R., & Jorge, M. S. B. (2020). Monitoria acadêmica na disciplina de Métodos de Estudo e Pesquisa em um curso médico. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 10(2), 23–28. https://doi.org/10.18378/rebes.v10i2.7750

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>