Capital, precarización del trabajo docente y pandemia
Palabras clave:
Adoecimento, Capital, COVID-19, DocentesResumen
El sistema capitalista es inherentemente precario, pues el capital está siempre reestructurando los procesos de explotación del trabajo. Esto llevó a la externalización, informalidad, flexibilidad e intensificación del trabajo, que expuso la destructividad motriz del capital sobre la fuerza humana de trabajo, que incluyen las universidades públicas y, consecuentemente, los docentes. En este sesgo, la presente investigación tuvo por objetivo principal investigar, por medio de amplia bibliografía, la precarización del trabajo docente de la enseñanza superior pública, buscando evidenciar la acentuación de la enfermedad mental de los docentes durante la pandemia de Sars-COV-2. Considerando el objetivo, se utilizó la investigación explicativa con el fin de establecer una mejor relación con el tema. Además, el método materialista dialéctico y el abordaje cualitativo como alcance fundamental para el análisis de la precarización del trabajo docente. Delante del método y del abordaje, la técnica de investigación adoptada fue bibliográfica, cuyas plataformas utilizadas fueron SciELO, LILACS y PubMed, con los descriptores "trabajo", "precarización" y "salud del(a) docente" con el operador booleano "AND". Referente a los libros, se buscaron autores de referencia para el Servicio Social, como Ricardo Antunes, Graça Druck y Selligman-Silva. En efecto, los resultados apuntan a la necesidad de políticas públicas que valoricen el trabajo docente y garanticen condiciones adecuadas de trabajo, así como a la importancia de invertir en estrategias de prevención y tratamiento de la enfermedad mental de los docentes.
Citas
ANTUNES, R. (Org). A Dialética do Trabalho: Escritos de Marx e Engels. São Paulo: Expressão Popular, 2004. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/387687601/Ricardo-Antunes-Dialetica-do-Trabalho. Acesso em: 12 ago. 2022.
FRANÇA JUNIOR, R. P. A "odisseia do ser social": o mundo do trabalho nas produções científicas no serviço social brasileiro. 2018. 357 p. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193468. Acesso em: 31 mai. 2023.
HARVEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural: Acumulação flexível. São Paulo: Loyola, 1992.
FRANCO, T.; DRUCK, G.; SELIGMANN-SILVA, E. As novas relações de trabalho, o desgaste mental do trabalhador e os transtornos mentais no trabalho precarizado. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 35, n. 122, p. 229–248, jul. 2010.
PORTES, L. F.; FERREIRA PORTES, M.; SECCO FAQUIN, E. O Ensino remoto emergencial e as suas implicações para a formação profissional de Assistentes Sociais: A experiência do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina – PR (Emergengy remote teaching and its implications for the ...). Emancipação, [S. l.], v. 21, p. 1–23, 2022. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.21.2118186.034. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/18186. Acesso em: 9 fev. 2023.
SENNETT, R. A Corrosão do Caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 1999.
LESSA, S. Mundo dos homens: trabalho e ser social. 3.ed. rev. cor. São Paulo: Instituto Lukács, 2012.
HARVEY, D. Política anticapitalista em tempos de COVID-19. In: DAVIS, M. et al.
Coronavírus e a luta de classes. Brasil: Terra sem Amos, 2020.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. A formação em serviço social e o ensino remoto emergencial, Brasília, 2021. Disponível em: http://www.abepss.org.br/arquivos/anexos/20210611_formacao-em-servico-social-e-o-ensino-remoto-emergencial-202106141344485082480.pdf. Acesso em: 20 ago. 2022.
CALDAS, F. B. et al. Saúde mental e trabalho na universidade pública: uma revisão sistemática / Mental health and work at the public university: a systematic review. Revista de Psicologia, v. 13, n. 1, p. 81–96, 1 jan. 2022.
MOURA, J. S.; RIBEIRO, J. C. de O. A.; CASTRO NETA, A. A. de; NUNES, C. P.. A precarização do trabalho docente e o adoecimento mental no contexto neoliberal. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 19, n. 40, p. 01–17, 2019. DOI: 10.31496/rpd.v19i40.1242. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1242. Acesso em: 19 mai. 2023.
LYRA, T. Nova Escola. Pesquisa revela que saúde mental dos professores piorou em 2022. São Paulo, 10 out. 2022. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/21359/pesquisa-revela-que-saude-mental-dos-professores-piorou-em-2022. Acesso em: 22 fev. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Ivanyr Nayara Mascena Veras, Mateus Ferreira de Almeida Lima
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.