Capital, precarização do trabalho docente e pandemia
Palavras-chave:
Adoecimento, Capital, COVID-19, DocentesResumo
O sistema capitalista é inerentemente precário, pois, o capital está sempre reestruturando os processos de exploração do trabalho. Isso levou à terceirização, informalidade, flexibilidade e intensificação do trabalho, que expôs a destrutividade motriz do capital sobre a força humana de trabalho, que incluem as universidades públicas e, consequentemente, os docentes. Neste viés, a presente pesquisa teve por objetivo principal investigar, por meio de ampla bibliografia, a precarização do trabalho docente do ensino superior público, visando evidenciar a acentuação do adoecimento mental dos docentes durante a pandemia de Sars-COV-2. Considerando o objetivo, utilizou-se a pesquisa explicativa com o intuito de estabelecer uma melhor relação com o tema. Ademais, o método materialista dialético e a abordagem qualitativa como escopo fundamental para análise da precarização do trabalho docente. Diante do método e da abordagem, a técnica de pesquisa adotada foi bibliográfica, cujas plataformas utilizadas foram SciELO, LILACS e PubMed, com os descritores “trabalho”, “precarização” e “saúde do(a) docente” com o operador booleano “AND”. Referente aos livros, buscaram-se autores de referência para o Serviço Social, como Ricardo Antunes, Graça Druck e Selligman-Silva. Com efeito, os resultados apontam para a necessidade de políticas públicas que valorizem o trabalho docente e garantam condições adequadas de trabalho, bem como para a importância de se investir em estratégias de prevenção e tratamento do adoecimento mental dos docentes.
Referências
ANTUNES, R. (Org). A Dialética do Trabalho: Escritos de Marx e Engels. São Paulo: Expressão Popular, 2004. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/387687601/Ricardo-Antunes-Dialetica-do-Trabalho. Acesso em: 12 ago. 2022.
FRANÇA JUNIOR, R. P. A "odisseia do ser social": o mundo do trabalho nas produções científicas no serviço social brasileiro. 2018. 357 p. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193468. Acesso em: 31 mai. 2023.
HARVEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural: Acumulação flexível. São Paulo: Loyola, 1992.
FRANCO, T.; DRUCK, G.; SELIGMANN-SILVA, E. As novas relações de trabalho, o desgaste mental do trabalhador e os transtornos mentais no trabalho precarizado. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 35, n. 122, p. 229–248, jul. 2010.
PORTES, L. F.; FERREIRA PORTES, M.; SECCO FAQUIN, E. O Ensino remoto emergencial e as suas implicações para a formação profissional de Assistentes Sociais: A experiência do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina – PR (Emergengy remote teaching and its implications for the ...). Emancipação, [S. l.], v. 21, p. 1–23, 2022. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.21.2118186.034. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/18186. Acesso em: 9 fev. 2023.
SENNETT, R. A Corrosão do Caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 1999.
LESSA, S. Mundo dos homens: trabalho e ser social. 3.ed. rev. cor. São Paulo: Instituto Lukács, 2012.
HARVEY, D. Política anticapitalista em tempos de COVID-19. In: DAVIS, M. et al.
Coronavírus e a luta de classes. Brasil: Terra sem Amos, 2020.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. A formação em serviço social e o ensino remoto emergencial, Brasília, 2021. Disponível em: http://www.abepss.org.br/arquivos/anexos/20210611_formacao-em-servico-social-e-o-ensino-remoto-emergencial-202106141344485082480.pdf. Acesso em: 20 ago. 2022.
CALDAS, F. B. et al. Saúde mental e trabalho na universidade pública: uma revisão sistemática / Mental health and work at the public university: a systematic review. Revista de Psicologia, v. 13, n. 1, p. 81–96, 1 jan. 2022.
MOURA, J. S.; RIBEIRO, J. C. de O. A.; CASTRO NETA, A. A. de; NUNES, C. P.. A precarização do trabalho docente e o adoecimento mental no contexto neoliberal. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 19, n. 40, p. 01–17, 2019. DOI: 10.31496/rpd.v19i40.1242. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1242. Acesso em: 19 mai. 2023.
LYRA, T. Nova Escola. Pesquisa revela que saúde mental dos professores piorou em 2022. São Paulo, 10 out. 2022. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/21359/pesquisa-revela-que-saude-mental-dos-professores-piorou-em-2022. Acesso em: 22 fev. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ivanyr Nayara Mascena Veras, Mateus Ferreira de Almeida Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.